domingo, 23 de outubro de 2016

Até que ponto é racional?

Desde que me entendo por gente eu sei que há um Deus criador de todas as coisas. É notório que a natureza é bela e mágica, que só pode ter sido projeto divino.
E foi nos meus anos de estudo que aprofundei os conhecimentos sobre a origem do Universo e da Terra.
Segundo os astrofísicos, o Universo surgiu há cerca de 13,5 bilhões de anos. E tudo se deu após a grande explosão: Big Bang. Após agitações cósmicas surreais, surgiu o planeta Terra, há 4,6 bilhões de anos. Passou-se cerca de 1,5 bilhão de anos até que surgiu a vida como nós a conhecemos.
Parece presunçoso em demasia, mas quem conta essa história é a espécie que surgiu há pouco mais de 150 mil anos, um embrião na escala da vida.
Darwin e muitos cientistas não vão conseguir explicar porque tanta demora para o surgimento do Homo sapiens sapiens. Mas uma coisa parece óbvia: a natureza é esperta. Imagina se essa espécie tivesse surgido há mais tempo? Com essa pouca idade no planeta, vejam o estrago que já fez?
Desde as primeiras civilizações, há cerca de dez mil anos atrás, não sabe fazer outra coisa a não ser guerra e discórdia. Tudo que faz, inclusive o uso da inteligência, é em favor da prepotência e egoísmo.
Os grandes nomes, com raras exceções, são lembrados pelos seus feitos bélicos. Apenas um, e tinha que ser filho do altíssimo, com poder para destruir o que quisesse, foi marcante por pregar a paz entre os homens. Até os filmes de maior bilheteria usaram como enredo guerras e conflitos. 
Grandes descobertas que poderiam ser usadas para o bem da humanidade, transformaram-se em armas de destruição em massa, isso inclui navios, submarinos e aviões.
Das catapultas até a nanotecnologia, quase tudo se traduziu em ameaça para uns e poder para outros. A microrobótica, tecnologia de manipulação molecular, pode trazer grandes benefícios para a humanidade, como a solução para a destruição de tumores malignos. E a cura do câncer e de outras doenças ingratas. Entretanto, isso também tem seu lado sinistro. Imagine o homem com poder para manipular genes e moléculas? É bom nem pensar!
Mais uma vez vamos nos render à sabedoria da natureza, que retardou ao máximo a chegada dessa espécie.
Uma vez Deus se arrependeu e levou quase à extinção a raça humana provocando um dilúvio. Inundações à parte, parece que o homem está fadado à sua autoextinção. É bom não brincar com o poder da nanotecnologia e antimatéria. Convém não esquecer que antes do seu aparecimento a vida já era plena e bela! E tem mais: sem Deus o homem é menos que poeira cósmica. Então, vamos procurar viver dentro das nossas próprias dimensões. Nem anjo nem demônio, apenas o ser criado pelo sopro de Deus.